INÍCIO

Nós o ajudamos a transformar seu negócio online em referência com a facilidade que busca

Atendimento (49) 3018-0121 (49) 9815-8059 Whats 

Barato sai caro?

13/04/2017 às 11:52:59

 

Será mesmo que este ditado popular esta correto?

 

Eu afirmo categoricamente que não! Mas o ditado tem sua lógica, sim.

 

Oque sai caro é a falta de qualidade, isto sim sai muito caro.

 

Errado é acharmos que produtos concorrentes tem a mesma qualidade. Exemplo bom são os tablets e celulares que muitas vezes são muitos semelhantes e até se propõem a executar as mesmas funcionalidades. Você precisa identificar qual a sua finalidade no uso deste aparelho para ver se você irá receber isto.

 

Muitas vezes o custo de produção de um produto está diretamente ligado ao material utilizado no produto ou então ao seu acabamento, tratamento térmico, químico ou geometria e dimensões exatas. Quando isto ocorre algumas empresas acabam substituindo alguns materiais mais custosos por os matérias de qualidade inferior, ou então não respeitam tolerâncias dimensionais, criam processos de fabricação que pulam etapas para agilizar a produção para ganhar produtividade e acabam criando produto de baixa qualidade. Desta maneira sim conseguem praticar preços mais baixos por reduzirem inconsequentemente os custos de produção e enganando o consumidor com produtos que não irão corresponder as expectativas.

 

Isto para mim, isto é um absurdo completo, pois o consumidor não é um inspetor para observar quais materiais foram utilizados ou então se o produto tem as especificações desejadas. Mesmo porque as fabricas que produzem este tipo de produto sempre criam seus produtos com a maior semelhança visual possível para que o cliente não perceba as diferenças. Estas diferenças somente serão percebidas pelo cliente durante um tempo de uso do produto. Isto será observado em uma tinta descascando, um botão que solta, um plástico que resseca e quebra entre outros problemas que só ocorrerão depois de um tempo de uso.

 

Isto em minha opinião se trata de um golpe industrializado e total falta de responsabilidade e comprometimento ao consumidor.

 

 

Produtos de menor qualidade tem sua utilidade como as capas-de-chuva descartáveis, o errado é a empresa apresentar o produto competitivo com os de alta qualidade e esperar com que o cliente tome conhecimento apenas após a compra.

 

Como se reduz o preço de um produto sem perder qualidade?

 

Existem diversas maneiras de se reduzir os preços mantendo sua qualidade e respeito ao consumidor.

 

Trata-se de melhoria de processo e/ou ganho em escala.

 

Empresas comprometidas com os seus resultados e clientes criam metodologias com melhor eficácia de produção, fazem melhoramento no projeto e conseguem melhorar sua produtividade sem que se perca qualidade. Muitas destas empresas ainda buscam estar à frente da concorrência criando produtos de melhor qualidade.

 

Fazendo investimentos em maquinário e automação do processo conseguem muitas vezes melhorar a produtividade (quantidade produzida por tempo) além de melhorar a qualidade do ambiente de trabalho que por sua vez acaba melhorando ainda mais os produtos produzidos.

 

Oque é ganho em escala?

 

Para criar um determinado produto existem dois custos básicos:

 

*Custo de produção, que são todos os gatos com materiais, máquinas e funcionários para construir o produto.

 

*Custo de desenvolvimento, que é a soma de gastos para criar o projeto daquele produto, tempo em testes.

 

A soma destes dois principais custos dividido pelo numero de produtos que se irá fabricar é que se dá o custo do produto.

 

Se a empresa cria um produto para produção em alta escala, ou seja muitas unidades, o segundo custo (Custo de desenvolvimento) por acontecer uma única vez ele será diluído em todas as unidades produzidas diminuindo muito seu custo unitário.

 

 

Então, como posso me proteger de ser enganado?

 

Existem diversas maneiras de não se deixar enganar por produtos que se assemelham com outros.

 

Caso você seja uma pessoa que tenha conhecimentos técnicos sobre o produto que está por adquirir, passe a questionar o vendedor sobre os atributos do produto. Sobre a procedência, tempos de garantia se o produto tem dado muita manutenção e sempre procure um vendedor de confiança.

 

Caso não tenha estes conhecimentos, procure falar com algum amigo que já comprou o produto ou serviço daquela determinada empresa.

 

Não é a toa que o melhor marketing é o “boca a boca” pois na sua maioria ele vem de um consumidor satisfeito que já testou o produto.

 

 

Conclusão:

 

Portanto, não vamos nos deixar enganar que “barato sai caro”, pois existem muitas empresas sérias querendo entrar no mercado e praticando preços bons sem que perca a qualidade.

 

Estas empresas investem muito em melhoria de processo, projeto do produto ou diluindo altos custos de produção em uma quantidade grande de produtos apostando no seu alto consumo.

 

Apoiar empresas assim fazem as empresas “acomodadas” se reorganizar para não perder o mercado.

 

Chamo de “empresas acomodadas”, empresas já estabelecidas no mercado e com identidades expressivas na área em que atuam e que por sua vez acabam utilizando isto para explorar estas pessoas cotando altos custos pela falta de concorrência em nível de qualidade.

 

A competitividade é uma ótima ferramenta para evolução!

 

Faz com que as empresas não caiam na zona de conforto e busquem sempre melhorar seus produtos e preços para se manterem ativas.

Emprezaz.com @ Todos os Direitos Reservados

Emprezaz.com @ Todos os Direitos Reservados

Emprezaz © Todos os direitros reservados

Atendimento

(49) 3018-0121 - (49) 9 9815-8059 Whats das 09:30 às 13:00 e das 14:00 às 17:30

Home

Login

Notícias

Seja Franqueado